Arte Renascentista


Pietá, de Michelângelo
A Idade Média  ou Idade das Trevas, em termos renascentistas, foi considerada época de pouco conhecimento científico e desenvolvimento artístico. A Arte Renascentista surgiu logo depois da Idade Média, após a  Crise do Século XIV, e ficou conhecida por “Inaugurar” a Idade Moderna.
 Neste período, ocorre o surgimento de novas religiões, graças à Reforma Protestante, com isso,o poder da Igreja Católica diminui bastante. Também temos a retomada das influências Greco-Romanas. A Europa se modificou totalmente. Foi Reformada.  Renasceu.  Por isso o termo “Renascimento”.
Mona Lisa, de Leonardo da Vinci
 Ele se espalhou por toda a Europa.  Vários pintores, escultores e muitos outros artistas surgiram. A ciência se destacou bastante e a principal forma de governo foi o Absolutismo, no qual o rei é absoluto e seu poder é indiscutível. A principal política econômica foi o Mercantilismo, que é um sistema lucrativo e é baseado em quatro ideias: o bulionismo(procura de metais preciosos) ; protecionismo, (investir nos produtos da pátria); a Balança Comercial Favorável, (exportar mais do que importar); e o Pacto Colonial (a busca de colônias para exploração de recursos naturais e de povoamento). 
Galileu Galilei

A CIÊNCIA
A ciência muito se destacou no Renascimento. Um dos principais inventores e cientistas é Leonardo da Vinci, criador do Cilindro Mecânico, como vimos anteriormente e do Parafuso Aéreo (o protótipo do Helicóptero), entre muitas outras invenções. Destaca-se também  Miguel de Servet,  que dissecava cadáveres para estudar Anatomia. E ainda Galileu Galilei, que defendia a teoria do Heliocentrismo, ou seja, a teoria que acreditava que a Terra girava em torno do Sol, e não ao contrário, como dizia a Igreja. Destaca-se também a criação da Imprensa por Johannes Gutenberg. A busca da auto-satisfação(Hedonismo), a Integração do homem com a natureza (Naturalismo) e o homem como o centro do mundo (Antropocentrismo) eram valorizadas.

Literatura
 O Renascimento trouxe destaque a literatura. Surgiu então uma forma literária - o Drama. Alguns dos mais conhecidos livros renascentistas são “Romeu e Julieta” e “Sonho de Uma Noite de Verão”, ambos de William Shakespeare. Também podemos citar A Utopia, de Thomas More; Don Quixote, de Miguel de Cervantes e Os Lusíadas, de Luís de Camões.

Esperamos que tenham gostado do nosso trabalho
Dimitri
Evellyn
Lara
Larissa