Arte Pré-colombiana

Resumo

Pirâmide Asteca


        A arte pré-colombiana, é o estilo artístico das três principais civilizações da mesoamérica: Incas, Maias e Astecas. Tudo o que resta dessas civilizações nos dias de hoje é sua arte, que tem objetos com funções definidas, em geral mágica ou religiosa, e também artigos muito bonitos, criados para decoração. Fazem parte do universo artístico dessas civilizações tanto os templos e casas quanto as esculturas, relevos, pinturas, utensílios domésticos, amuletos e tecidos. De autor desconhecido, as obras são realizadas por artífices,(feitas em pedra, barro, metal etc.) que tinham padrões de representação predeterminados pelas crenças ou ciências de cada povo
. Eles foram bastante importantes, pois apesar de serem um povo primitivo, eram muito inteligentes.


Economia, sociedade e religião


Calendário Maia

Maias –surgiu onde atualmente são Guatemala e Honduras , é o povo mais antigo entre os três, tinha como principal atividade a agricultura rudimentar, eram politeístas, acreditavam em deuses astrais e naturais e ofereciam a eles sacrifícios humanos, e existia bastante diferença social entre eles.


Astecas –surgiu por volta do século XVI, no atual México, eram politeístas, acreditavam em deuses astrais e naturais, a também ofereciam a eles sacrifícios humanos. Sua sociedade era hierarquizada(com distribuição de poder), e tinha diferença social, e também cobravam taxas,suas principais atividades eram a agricultura, caça e pesca..


Incas –o último povo surgiu na região dos Andes, eram mais organizados com hierarquia e servidão coletiva, também praticavam agricultura e também o artesanato. Acreditavam em deuses astrais e naturais e ofereciam a eles sacrifícios humanos e de animais.
Todos esses povos entraram em declínio após a chegada dos espanhóis.

Religião

Como um povo primitivo, sua religião era teocrática, ou seja, eles pensavam que seu imperador era um enviado de deus, também eram politeístas, porque acreditavam em vários deuses , no qual cada tinha uma certa função, como por exemplo o deus do sol, que ajudava nas plantações, enquanto ele ttinha uma festa em sua homenagem  e nela sempre tinha um sacrifício.

Literatura

        A literatura e textos criados pelos indígenas mesoamericanos são os mais antigos que se conhecem das Américas sobretudo por duas razões: primeiro, o fato de as populações nativas da Mesoamérica terem sido as primeiras a entrar em contato intensivo com europeus, assegurando assim que muitas amostras de literatura mesoamericana fossem documentadas sob formas duradouras e inteligíveis.

Podem identificar-se três temas principais nas literaturas mesoamericanas:
· Religião, tempo e astronomia: as civilizações mesoamericanas partilhavam um interesse no registro e contagem do tempo através da observação dos corpos celestes e de rituais religiosos em que se celebravam as suas diferentes fases. Não é surpreendente que uma grande parte da literatura mesoamericana que chegou até nós trate exatamente sobre este tipo de informação. Em particular, a verdadeira literatura pré-colombiana, como os códices maias e astecas, é sobre informações astronômicas, bem descrições dos rituais ligados à passagem do tempo.
Escrita hieroglífica Maia
· História, poder e legados: outra grande área da literatura pré-colombiana encontra-se gravada em estruturas monumentais como estelas, altares e templos. Este tipo de literatura tipicamente documenta o poder e tradições, registrando vitórias militares, ascensões ao poder, dedicações de monumentos e casamentos entre linhagens reais.
· Gêneros míticos e fictícios: Existentes sobretudo em versões pós-conquista e muitas vezes dependentes de tradições orais ou pictóricas, a literatura míticas e narrativa da Mesoamérica é muito rica, e podemos apenas imaginar o quanto terá sido perdido.


Esperamos que tenham gostado de nosso pequeno resumo sobre a arte pré-colombiana:
  • Pedro Silva
  • Pedro Vares
  • Fernando
  • Leonardo
  • Yan